ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA VODUN ABE
INSCRIÇÕES ABERTAS
Merindilogun
Dezesseis cawris (érìndínlógún, owó mérìndínlógún) é uma forma de divinação empregada pelos Yorùbá da Nigéria e por seus descendentes no Novo Mundo. É mais simples que a divinação Ifá e menos apreciada na Nigéria mas, nas Américas, mais importante que Ifá porque mais conhecida e mais freqüentemente empregada. Tal fato pode decorrer de sua relativa simplicidade; da popularidade de Șàng
ó, Iemonjá, Oșun e outros deuses Yorùbá com os quais os dezesseis cawris são a
ssociados; e do fato de que podem ser praticadas tanto por homens quanto mulheres, as quais em número, excedem os homens nesses cultos, enquanto apenas homens podem praticar Ifá.
Necessária se faz uma explicação sobre a principal chave do sistema divinatório objeto de nossos estudos, as figuras ou signos denominados Odu, portadoras das revelações e mensagens que tornam possível a existência do Oráculo assim como sua coerência.
O que é Odu? - Qual a sua relação com o sistema divinatório e com o ser humano? -Não faz muito tempo, o tema era considerado segredo e o termo Odu, assim como os nomes das dezesseis figuras eram considerados tabu. A simples menção de um destes nomes na presença de iniciados de alta hierarquia era tida e havida como falta de respeito, como um verdadeiro sacrilégio. Esta postura radical concorreu para que a maior parte do conhecimento sobre o tema desaparecesse através dos anos, na medida em que aqueles que o detinham, negavam-se a transmiti-lo, levando para a sepultura o que lhes havia sido legado por seus antepassados, colaborando desta forma, para o efetivo esvaziamento de subsídios fundamentais e indispensáveis ao correto procedimento oracular.
Trata-se, na verdade, de uma abstração muitíssimo complexa, de difícil compreensão, desprovida de individualidade, podendo ser vista, ora como determinante de um acontecimento, de uma situação eventual, ora como um caminho, um acesso, um canal de comunicação ou um carma individual ou coletivo.
Os Odus de Ifá são divididos em duas categorias distintas, a saber:
a- Os Odus Meji (duplos ou repetidos duas vezes). São em número de dezesseis e compõem a base do sistema, sendo por isto conhecidos também como Odu Principais.
b- Os Omó Odus ou Amolús, resultado da combinação dos 16 Meji entre si, o que proporciona a possibilidade de surgimento de 240 figuras compostas ou combinadas que, somadas aos dezesseis principais, totalizam o número de 256 figuras oraculares.
(Texto de Adilson de Oxalá - Babalawo Ifaleke)
NOVAS TURMAS - INSCRIÇÕES ABERTAS