ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA VODUN ABE
INSCRIÇÕES ABERTAS
A dança para o cigano é uma manifestação sublime de Deus através do corpo e da alma. Seus movimentos são amplos, sendo que a dançarina transmite a sensação de estar dançando com o vento. O bater das castanholas, o som das palmas e dos pandeiros (que espantam as negatividades), a riqueza das cores e o dourado dos acessórios (que representam a Luz), constituem a verdadeira essência da dança cigana! Todos os passos tem um fundamento místico, portanto:
A batida dos pés na terra
(sapateado) serve para expulsar as energias negativas do corpo (angustia, estresse, ansiedade...); os movimentos de mão servem para captar as energias positivas do Cósmico e o movimento dos ombros serve para emanar todo o amor, a luz e a alegria do coração de quem dança para o público ou para a natureza.
A arte e a verdadeira beleza da dança cigana estão em expressar a alma, pois através dela entramos em comunhão com nossa divindade interna, ou seja, o Deus em ação que somos, para irradiar Luz, Amor, Alegria e Beleza! Para que a dança aconteça de uma forma realmente bela e mágica é fundamental ter consciência de que o corpo é o receptáculo da energia divina, extravasada ao nos conectarmos com a alma. Cada um mostra através da dança sua verdadeira essência e o que carrega no coração.
Yara Portes